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38 possibilidades de vida

38 possibilidades de vida

27 de Abril, 2021

Emagrecer em 2021 - Parte II

"Reduzir o sabor "doce" e promover a circulação da energia yang Qi do BP."

O sabor doce em Medicina Tradicional Chinesa(MTC), metabolizado pelo BP, é também denominado energia cereal, porque os principais alimentos naturais fornecedores deste sabor, além da fruta são os cereais. Pretendemos então reduzir a energia cereal e promover a circulação do yang Qi do BP:

Com base nestas nocões a alimentação Paleo que iniciei em 2016 fez-me todo o sentido. Na altura eu estava com uma cintura cada vez maior, e sabia porquê, sabia da síndrome, sabia dos sintomas que tinha, sabia de tudo, e até fazia acupuntura com um colega. A minha alimentação sempre foi a convencional no formato saudável, sempre.Poucas gorduras, pãozinho escuro, na maioria das vezes sem nada, prato com proteína animal e acompanhamentos, comer várias vezes ao dia, iniciar o dia com pequeno-almoço sempre com cereais ou pão e por aí fora... As recomendações nutricionais que aprendi em MTC para tratar esta síndrome, recaíam sobre os laticínios e uma alimentação cuidada, o que está correcto, mas no mundo actual é insuficiente. A Medicina Chinesa tem mais de 3000 anos, e sabemos que o excesso de peso generalizado na população é recente, aliás basta ver fotografias das décadas de 70 e 80 e deparamo-nos com figuras humanas bem distintas das que vemos hoje.

Certa do que ia fazer, iniciar uma Paleo, mas sem querer correr riscos desnecessários, questionei uma amiga médica endocrinologista, e ela deu-me luz verde, não conhecia a "dieta" mas pela descrição do que eu ia comer não via quaisquer riscos nutricionais. 

Comecei numa segunda-feira, na altura a informação era escassa, li algumas coisas dispersas na internet, centrei-me no essencial "reduzir o doce", aumentar gorduras sem medo e na altura mantive leguminosas porque não dei importãncia. Após duas semanas da minha Paleo eu era outra, a minha pele estava mais hidratada e a minha energia estava incrível (o meu yang Qi circulava melhor)  e estava um pouco mais magra. Eu sentia-me tão bem que continuei, e, após a leitura dos livros de David Permulter, fiz passado 1 mês de dieta Paleo, o meu primeiro jejum intermitente de 24h.

Tenho aos 43 anos uma figura melhor do que tinha aos 37 anos, recuperei a cintura que tinha aos 26, e a energia e saúde estão muito melhores.

Considerações sobre a Paleo

Paleo significa paleolítico e é uma dieta baseada na alimentação humana antes da agricultura. Há diversas Paleo porque os hábitos alimentares dependem da região do mundo em que nos encontramos. A alimentação ancestral de um africano é bem distinta da de um esquimó. Chegámos a esta dieta através de investigadores e curiosos que começaram a estudar algumas populações do mundo com níveis de saúde "intactas". A nível de macronutrientes é uma alimentação rica em gordura com protéinas e pobre em hidratos de carbono. 

Em que se resume? Alimentos naturais, crus ou cozinhados, que estavam disponíveis na Natureza aos quais acrescentamos outros com moderação (Paleo-Primal).

Alimentos permitidos adaptados (Paleo-Primal):

Proteínas: Carne, peixe, marisco, moluscos, ovos (de criação livre, de pasto, selvagens)

Gorduras: Azeite, manteiga, banha de porco (cozinhar), óleo de coco

Hidratos de carbono: Vegetais, fruta da época, tubéculos (mandioca, batata doce)

Outros alimentos: Abacate, oleaginosas, sementes, fermentados de vegetais, kefir e kombucha, chá café.

Alimentos processados com moderação: Iogurte grego, queijos inteiros (gordos), presunto e chouriço caseiros, bacon (como tempero), chocolate preto (+ 70%), vinho tinto.

O que não se deve comer: Cereais em geral e leguminosas, açúcar e adoçante, margarinas e óleos vegetais comuns, carnes processadas, álcool. 

Regras importantes:

Fazer 12 horas de jejum nocturno no mínimo, promove a desintoxicação do organismo.

A primeira refeição do dia após jejum é sagrada, é a mais importante, deve ser saciante e rica em gorduras e baixissima em hidratos de carbono. Sendo pequeno-almoço o ideal é ser em formato "quase almoço".Exemplo: pequeno-almoço tipo inglês, ovos mexidos com um pouco de bacon; frutos secos; abacate; café; sopa; sobras de carne com legumes, etc.

O meu pequeno-almoço, hoje: café abatanado com uma colher de chá de óleo de coco e outra de manteiga, mantenho o jejum "funcional" até ao almoço. A minha primeira refeição começa com o almoço e sigo as regras que referi.

Estranho tudo isto? vale uma nova cintura!

As refeições ao longo do dia devem ser feitas sempre que tiver fome. Não há regras de comer de 3 em 3 horas. O normal é começar a espaçar as refeições.

Refeições principais: Carne/peixe/ovos/marisco/moluscos, cozinhados como pretender (se fritos usar óleo de coco), temperados com especiarias e sal e sem tirar as gorduras (se forem de criação industrial tirar as gorduras visiveis). Acompanhamento: todos os legumes e saladas. A preparação é como gostar mais. Sopa de legumes se quiser. Comer até ficar saciado.

Lanches: Fruta da época (1 peça por dia), um punhado de frutos vermelhos, amêndoas, nozes, sementes, iogurte grego natural, ovos cozidos, tomate cherry etc . Café, chá.

Jantar: guardar os tubérculos para o jantar, comer um pouco de batata doce por exemplo. Não vai engordar. O corpo manteve-se saciado ao longo do dia com o aporte de gorduras, não esteve sujeito a picos de glicémia, porque são eles que fazem com que à noite venha uma fome descontrolada. Aliás se isso acontecer é porque não se alimentou devidamente ao longo do dia.

Alerta: vai começar a fazer mais xixi. A retenção de líquidos é feita nas células de gordura, gordura esta armazenada no corpo por resposta a uma alimentação muito rica em hidratos de carbono simples, cereais e açúcar. Ao fazer esta alimentação começa a libertar essa água.

É fundamental ingerir mais ÁGUA e juntar um pouco de sal marinho integral, uma pitada no copo, 3 vezes ao dia. Em alternativa tomar electrólitos, os sais de hidratação que se vendem na farmácia, para repor a hidratação do corpo em caso de diarreia, durante as primeiras semanas. Tomar uma suplementação de magnésio também é importante.

Se não tiver estes cuidados vai entrar em desidratação (porque está a fazer mais xixi), e as consequências são um "humor de cão", cansaço e dificuldade em dormir.

Está tudo, por agora... (continua no próximo post)

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22 de Abril, 2021

EMAGRECER em 2021 - Parte I

Estamos em Abril e na cabeça da maioria das pessoas a preocupação, à parte da "virose", é EMAGRECER. A barriga está grande, talvez maior do que estava no ano passado, e isso é normal.

Normal, como assim normal?!! Devem estar a perguntar. Sim é normal, porque se a alimentação com base em hidratos de carbono se mantém, se o microbioma é pobre, se a preocupação com a vida e com tudo o resto aumentou, é normal que o perímetro abdominal tenha aumentado.

Este post é exclusivo para quem quer perder barriga, perímetro abdominal e ganhar saúde. Se o resto do corpo também está grande não se preocupem com isso, afinando a cintura tudo vai ao sítio, porque o epicentro do problema está mesmo na zona abdominal. 

O post é grande... por isso vamos por partes.

As recomendações que darei são baseadas em Medicina tradicional Chinesa integrada com todos os conhecimentos que fui adquirindo nos útimos 5 anos em alimentação Paleo, cetogénica, microbioma humano e prática de jejum intermitente. Mais recentemente o grounding/earthing foi uma descoberta que veio aprimorar a abordagem a este tema. Os conhecimentos teóricos nada são sem a fundamentação prática, por isso a minha experiência pessoal e também os testemunhos de pessoas reais são as bases sobre o assunto "emagrecer". 

Não sou nutricionista, é sempre importante o acompanhamento médico especializado se houver doenças graves.  

Contextualizando com a Medicina Tradicional Chinesa - MTC:

Se o corpo está "grande", há gordura em geral acumulada, retenção de liquidos e gordura abdominal pronunciada, estamos perante um síndrome do elemento terra. Toda a mudança da forma do corpo está relacionada com os órgãos Estômago(E) e Baço/Pâncreas (BP), que são "regentes" do elemento terra. O síndrome associado ao aumento da forma do corpo é deficiência de yang do BP, dito de outra forma, estagnação de Qi do BP. A energia não circula devidamente. Possívelmente há vários sintomas associados: sensação de peso, cabeça pesada, letargia ao inicio do dia, memória e raciocínio mais débil, lentificação do corpo, perda da vontade, preocupação excessiva, cansaço, dores de cabeça frontais, irritabilidade, sono diminuido. Dependendo da idade e estado podemos ter mais sintomas tais como artroses, calcificações, edemas. 

O elemento Terra tem associado o sabor doce. Está presente em todos os alimentos cujo sabor é o doce, naturais ou processados, por exemplo o pastel de nata é doce mas a fruta também é. Os cereais em geral ainda que tenham um sabor neutro são de natureza doce. Quando há síndrome de deficiência de Yang de BP o doce ingerido é dificilmente processado, e por isso acumula-se na forma de humidade e fleuma no corpo. 

Num seminário sobre obesidade que fiz com o Dr.Tran Viet Dzung, ele dizia que todos os protocolos de acupuntura falhavam se não houvesse uma mudança alimentar, e concluiu em ironia que salada  de limão acompanhada com sumo de limão seriam as únicas refeições. Óbvio que nínguém vive de salada de limão, foi apenas para ilustrar a importância da alimentação e não só da acupuntura na abordagem à perda de peso.

Nesta altura, estávamos em 2014 ou 2015, as recomedações alimentares que eu seguia eram as convencionais. Só em 2016, quando tive contacto com a dieta Paleo a minha mente fez "eureka", porque corroboravam com a MTC, e de certo modo eram a promessa de sucesso na área do emagrecimento. 

Em síntese, há duas coisas importantes para tratar o síndrome associado à gordura acumulada, primeiro reduzir o sabor doce na alimentação, segundo tratar a deficiência de yang do BP, Qi estagnado. 

Precisamos fazer circular o Qi do corpo e diminuir o sabor doce . Como fazer isto? Aqui entram as dietas paleo e cetogénica, a prática do jejum intermitente e o grounding.

Continua no próximo post.

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