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38 possibilidades de vida

38 possibilidades de vida

27 de Abril, 2021

Emagrecer em 2021 - Parte II

"Reduzir o sabor "doce" e promover a circulação da energia yang Qi do BP."

O sabor doce em Medicina Tradicional Chinesa(MTC), metabolizado pelo BP, é também denominado energia cereal, porque os principais alimentos naturais fornecedores deste sabor, além da fruta são os cereais. Pretendemos então reduzir a energia cereal e promover a circulação do yang Qi do BP:

Com base nestas nocões a alimentação Paleo que iniciei em 2016 fez-me todo o sentido. Na altura eu estava com uma cintura cada vez maior, e sabia porquê, sabia da síndrome, sabia dos sintomas que tinha, sabia de tudo, e até fazia acupuntura com um colega. A minha alimentação sempre foi a convencional no formato saudável, sempre.Poucas gorduras, pãozinho escuro, na maioria das vezes sem nada, prato com proteína animal e acompanhamentos, comer várias vezes ao dia, iniciar o dia com pequeno-almoço sempre com cereais ou pão e por aí fora... As recomendações nutricionais que aprendi em MTC para tratar esta síndrome, recaíam sobre os laticínios e uma alimentação cuidada, o que está correcto, mas no mundo actual é insuficiente. A Medicina Chinesa tem mais de 3000 anos, e sabemos que o excesso de peso generalizado na população é recente, aliás basta ver fotografias das décadas de 70 e 80 e deparamo-nos com figuras humanas bem distintas das que vemos hoje.

Certa do que ia fazer, iniciar uma Paleo, mas sem querer correr riscos desnecessários, questionei uma amiga médica endocrinologista, e ela deu-me luz verde, não conhecia a "dieta" mas pela descrição do que eu ia comer não via quaisquer riscos nutricionais. 

Comecei numa segunda-feira, na altura a informação era escassa, li algumas coisas dispersas na internet, centrei-me no essencial "reduzir o doce", aumentar gorduras sem medo e na altura mantive leguminosas porque não dei importãncia. Após duas semanas da minha Paleo eu era outra, a minha pele estava mais hidratada e a minha energia estava incrível (o meu yang Qi circulava melhor)  e estava um pouco mais magra. Eu sentia-me tão bem que continuei, e, após a leitura dos livros de David Permulter, fiz passado 1 mês de dieta Paleo, o meu primeiro jejum intermitente de 24h.

Tenho aos 43 anos uma figura melhor do que tinha aos 37 anos, recuperei a cintura que tinha aos 26, e a energia e saúde estão muito melhores.

Considerações sobre a Paleo

Paleo significa paleolítico e é uma dieta baseada na alimentação humana antes da agricultura. Há diversas Paleo porque os hábitos alimentares dependem da região do mundo em que nos encontramos. A alimentação ancestral de um africano é bem distinta da de um esquimó. Chegámos a esta dieta através de investigadores e curiosos que começaram a estudar algumas populações do mundo com níveis de saúde "intactas". A nível de macronutrientes é uma alimentação rica em gordura com protéinas e pobre em hidratos de carbono. 

Em que se resume? Alimentos naturais, crus ou cozinhados, que estavam disponíveis na Natureza aos quais acrescentamos outros com moderação (Paleo-Primal).

Alimentos permitidos adaptados (Paleo-Primal):

Proteínas: Carne, peixe, marisco, moluscos, ovos (de criação livre, de pasto, selvagens)

Gorduras: Azeite, manteiga, banha de porco (cozinhar), óleo de coco

Hidratos de carbono: Vegetais, fruta da época, tubéculos (mandioca, batata doce)

Outros alimentos: Abacate, oleaginosas, sementes, fermentados de vegetais, kefir e kombucha, chá café.

Alimentos processados com moderação: Iogurte grego, queijos inteiros (gordos), presunto e chouriço caseiros, bacon (como tempero), chocolate preto (+ 70%), vinho tinto.

O que não se deve comer: Cereais em geral e leguminosas, açúcar e adoçante, margarinas e óleos vegetais comuns, carnes processadas, álcool. 

Regras importantes:

Fazer 12 horas de jejum nocturno no mínimo, promove a desintoxicação do organismo.

A primeira refeição do dia após jejum é sagrada, é a mais importante, deve ser saciante e rica em gorduras e baixissima em hidratos de carbono. Sendo pequeno-almoço o ideal é ser em formato "quase almoço".Exemplo: pequeno-almoço tipo inglês, ovos mexidos com um pouco de bacon; frutos secos; abacate; café; sopa; sobras de carne com legumes, etc.

O meu pequeno-almoço, hoje: café abatanado com uma colher de chá de óleo de coco e outra de manteiga, mantenho o jejum "funcional" até ao almoço. A minha primeira refeição começa com o almoço e sigo as regras que referi.

Estranho tudo isto? vale uma nova cintura!

As refeições ao longo do dia devem ser feitas sempre que tiver fome. Não há regras de comer de 3 em 3 horas. O normal é começar a espaçar as refeições.

Refeições principais: Carne/peixe/ovos/marisco/moluscos, cozinhados como pretender (se fritos usar óleo de coco), temperados com especiarias e sal e sem tirar as gorduras (se forem de criação industrial tirar as gorduras visiveis). Acompanhamento: todos os legumes e saladas. A preparação é como gostar mais. Sopa de legumes se quiser. Comer até ficar saciado.

Lanches: Fruta da época (1 peça por dia), um punhado de frutos vermelhos, amêndoas, nozes, sementes, iogurte grego natural, ovos cozidos, tomate cherry etc . Café, chá.

Jantar: guardar os tubérculos para o jantar, comer um pouco de batata doce por exemplo. Não vai engordar. O corpo manteve-se saciado ao longo do dia com o aporte de gorduras, não esteve sujeito a picos de glicémia, porque são eles que fazem com que à noite venha uma fome descontrolada. Aliás se isso acontecer é porque não se alimentou devidamente ao longo do dia.

Alerta: vai começar a fazer mais xixi. A retenção de líquidos é feita nas células de gordura, gordura esta armazenada no corpo por resposta a uma alimentação muito rica em hidratos de carbono simples, cereais e açúcar. Ao fazer esta alimentação começa a libertar essa água.

É fundamental ingerir mais ÁGUA e juntar um pouco de sal marinho integral, uma pitada no copo, 3 vezes ao dia. Em alternativa tomar electrólitos, os sais de hidratação que se vendem na farmácia, para repor a hidratação do corpo em caso de diarreia, durante as primeiras semanas. Tomar uma suplementação de magnésio também é importante.

Se não tiver estes cuidados vai entrar em desidratação (porque está a fazer mais xixi), e as consequências são um "humor de cão", cansaço e dificuldade em dormir.

Está tudo, por agora... (continua no próximo post)

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